This post is sponsored by VMware. Learn about VMware virtualization and cloud solutions for small & mid-size business visit info.vmware.com



This article is available in other languages:

Germany Como criar uma execução de teste com virtualização na sua configuração existente France Como criar uma execução de teste com virtualização na sua configuração existente China Como criar uma execução de teste com virtualização na sua configuração existente Netherlands Como criar uma execução de teste com virtualização na sua configuração existente England Como criar uma execução de teste com virtualização na sua configuração existente Portugal Como criar uma execução de teste com virtualização na sua configuração existente

Mesmo que você ainda não esteja totalmente pronto para substituir o seu confiável Windows Server pelo ESXi, você pode experimentá-lo agora mesmo gratuitamente, em praticamente qualquer hardware. Pode soar irônico, mas nós vamos virtualizar o nosso host virtual. Isso significa que poderá experimentá-lo você mesmo em praticamente qualquer PC moderno.

Você precisará de um computador que suporte virtualização de hardware, que também precisa ter no mínimo 4GB de RAM e 40GB de espaço de armazenamento disponível, para permitir que uma máquina virtual seja armazenada no hipervisor que vamos criar.

Veja o que você precisa fazer:

1. Baixar a edição de avaliação do VMware Workstation 9 aqui. Instale-a no seu PC.

2. Baixar a versão gratuita do ESXi 5.1 (solução da VMware) aqui.

3. Abrir o VMware Workstation, clicar em “Create a new Virtual Machine” e avançar passo a passo do processo. Selecione a imagem ISO para o instalador ESXi que você baixou, e escolha “ESX” no tipo de sistema operacional. Forneça RAM suficiente para a máquina virtual poder hospedar ao menos um VM – 2GB com 30-40GB de espaço em disco seria realmente o mínimo.

4. Ligar o novo VM e selecionar “Install ESXi.” Espere alguns minutos para o CD carregar.

inline owen 24348265619652 raw3 520x387 Como criar uma execução de teste com virtualização na sua configuração existente

5. O assistente de configuração irá demonstrar a configuração passo a passo. Aceite o contrato, faça a partição do disco conforme necessário e certifique-se de configurar uma senha memorável quando solicitado, de outro modo você não poderá acessar a instalação.

6. Quando a instalação estiver pronta, VM irá reiniciar automaticamente no ESXi Hypervisor. Quando reiniciar, observe o endereço de IP na tela, e na sua área de trabalho e coloque no navegador. Por exemplo, insira http://192.168.206.128. Você vai receber um aviso, mas clique ‘continuar de qualquer forma’. É quando você vai fazer o download da interface gráfica para uso remoto do ESXi.

7. Faça o download e instale o vSphere VI client a partir da página onde aparece e instale-o. O VI client é a sua janela para o host ESXi. Quando estiver pronto, abra-o, digite o endereço de IP que você usou no último passo e as credenciais que você configurou na fase de configuração. Levará alguns minutos para conectar e você receberá um aviso de que o certificado está errado. Clique em ignorar.

inline owen 24348595995900 raw3 520x341 Como criar uma execução de teste com virtualização na sua configuração existente

Nós conseguimos! Você agora possui a sua própria plataforma de virtualização! A partir de agora, você pode construir máquinas virtuais no VI client e começar a sua jornada. Para mais informações sobre ESXi, acesse aqui. Se você quiser ler sobre configurações ainda mais avançadas, você deveria usar o vCenter além do ESXi para descobrir os recursos avançados do software.