This post is sponsored by VMware. Learn about VMware virtualization and cloud solutions for small & mid-size business visit info.vmware.com



This article is available in other languages:

Germany A Virtualização como uma grande igualadora de condições  France A Virtualização como uma grande igualadora de condições  China A Virtualização como uma grande igualadora de condições  Netherlands A Virtualização como uma grande igualadora de condições  England A Virtualização como uma grande igualadora de condições  Portugal A Virtualização como uma grande igualadora de condições

Infra-estrutura é algo caro. Logo, não é nenhuma surpresa que várias empresas gastassem apenas o mínimo necessário para manter a infra em funcionamento, sem considerar as necessidades de longo prazo. Ao olharmos o cenário atual, a virtualização é barata não apenas para ser colocada em funcionamento, mas também por não demandar nenhum conhecimento altamente especializado para iniciar a operação.

Até as menores empresas (startups, principalmente) possuem pelo menos um ou dois servidores usados para hospedagem de seus serviços, que são geralmente usados utilizando apenas 10 ou 20% da sua capacidade.
Se pequenas e médias empresas aproveitassem a oportunidade para virtualizar, elas poderiam escalar sua infra-estrutura de forma a pouco impactar nos investimentos. Como a infra-estrutura existente também pode ser utilizada, isso não lhes dá apenas a oportunidade de escalar, mas também há a possibilidade de crescimento do negócio e de construção de novos ambientes em conjunto com os existentes.

Não são apenas os investimentos que são reduzidos, mas há redução nas despesas operacionais. Como não há necessidade de equipes para gerenciar o hardware para cada servidor e para administrar todo o ambiente, o eficiência de pessoal é aumentada significativamente.

*Alguns estudos* revelaram que a eficiência de pessoal pode ser aumentada em 10% (na média), com possibilidade de chegar a 270% de aumento, possibilitando que um único administrador supervisione e gerencie 1800 servidores. Isso também permite uma implantação mais rápida de novos ambientes e aplicações, uma vez que não existe a necessidade de acrescentar um novo hardware. É tão simples quanto apertar um botão.

Adicionalmente, tais despesas são reduzidas ainda mais, uma vez que há economia de espaço e do consumo de energia que é necessário para um cluster de hosts virtuais ao longo de um datacenter inteiro de servidores dedicados a uma única tarefa. A VMware afirma que 70% das companhias têm observado uma “economia real e mensurável de custos” ao adotarem a virtualização e é bem fácil enxergar o motivo.

Inicialmente, a virtualização pode requerer um nível maior de complexidade de configuração, já que vários hosts são recomendados para proteção contra falhas e equipamentos adicionais de rede podem ser necessários para diminuir a probabilidade de um ponto único de falha, mas os benefícios se pagam por si mesmos. Essa forma de trabalho dá a chance de aumento no nível de disponibilidade para pequenas empresas, de forma que sejam atingidos níveis tão altos quanto aos de grandes providers – de 99,999%.

O que ocorre é um nivelamento, o que dá chance a startups e pequenas e médias empresas de competir no mesmo nível que os grandes providers, aqueles que contam com grandes quantias para investir em uma enorme infra-estrutura. Isso abre oportunidades para que as novas empresas, que não podem pagar para contratar um time de engenheiros para operar sua infra-estrutura própria com 99% de disponibilidade.

Não apenas isso, pois pequenas empresas são aquelas que vivenciam o crescimento mais explosivo e a virtualização permite que elas consigam se expandir rapidamente enquanto os custos com investimentos e despesas operacionais para seus projetos sejam mantidos baixos.
Se você ainda não tentou configurar seu ambiente vSphere, nós recomendamos que você tente novamente agora. Não é tão difícil quando você imagina e os benefícios são claros.