This post is sponsored by VMware. Learn about VMware virtualization and cloud solutions for small & mid-size business visit info.vmware.com



This article is available in other languages:

Germany Principais tendências de tecnologia para pequenas empresasFrance Principais tendências de tecnologia para pequenas empresasChina Principais tendências de tecnologia para pequenas empresasNetherlands Principais tendências de tecnologia para pequenas empresasEngland Principais tendências de tecnologia para pequenas empresasPortugal Principais tendências de tecnologia para pequenas empresas

 


Tradicionalmente, a tecnologia para pequenas empresas não tem ido mais longe do que sistemas QuickBooks e ponto-de-venda MICROS. Mas as empresas de software estão a começar a construir produtos para os pequeninos e uma nova geração de tecnologia ao serviço das pequenas empresas está a caminho. Em 2012, estamos a testemunhar o surgimento de três tendências de tecnologia para pequenas empresas: a democratização dos pagamentos, a ascensão de analíticos SMB e a disponibilidade de tecnologia de marketing para pequenas empresas.

1. Democratização de Pagamentos

O processamento de pagamentos tem sido oligárquico. Dominado por uma mão-cheia de fornecedores, empresas de pequeno porte precisavam de uma rede de contas comerciais, fornecedores de terminais e muito mais, todos com taxas inumeráveis, apenas para aceitar os cartões de crédito mais populares. Agora startups como FeeFighters, Stripe, e Square estão a trabalhar para democratizar o processamento de pagamentos.

FeeFighters torna mais fácil às pequenas empresas comparar os custos de processadores de cartões de crédito diferentes. Introduz-se algumas informações básicas sobre o negócio, o volume de pagamentos e em seguida obtem-se propostas de diversos fornecedores. A proposição de valor principal de FeeFighters é tornar muito simples às empresas comparar fornecedores sem ter que manualmente negociar com dezenas de concorrentes. Reafirmando isso mesmo, Groupon anunciou que estava a adquirir FeeFighters em Março para reforçar os seus serviços para pequenas empresas.

Square torna mais fácil às pequenas empresas de ter um elegante sistema de ponto-de-venda rico em dados com processamento de pagamentos incluido. Square tem duas propostas de valor principais. Primeiro, fornece uma simples taxa de processamento de 2,75%, sem taxas de transacção. Além disso, Square Register é gratuito e assim dramaticamente mais barato do que comprar um sistema MICROS típico.

Stripe é o análogo online de Square, oferecendo um API plug and play de pagamentos online que não requer uma conta de comerciante ou gateway. Para pequenos comerciantes de comércio electrónico, Stripe limpa toda a desordem anterior de contas necessárias para aceitar cartões de crédito e envolve tudo numa plataforma simples.

2. Analíticos

Muitos pequenos empresários lutam para captar e entender os dados que rodeiam os seus negócios. Este ano vimos muitas novas ferramentas analíticas para as pequenas empresas a atingir o mainstream. Startups como Profitability, inDinero, e novamente Square fazem dos analíticos um foco nas suas ofertas para pequenas empresas.

Profitability oferece às pequenas empresas um dashboard plug-and-play para acompanhar as finanças do seu negócio. Pode pensar nisso como um leve software de informação de negócio. inDinero também compete neste espaço, mas com um foco adicional de ser um leve substituto de contabilidade.

A solução ponto-de-venda de Square acima mencionada também oferece análises profundas sobre as compras dos consumidores, tais como períodos mais movimentados, itens mais populares e tamanhos médios de transacção. Ao imediatamente integrar os analíticos, Square torna inevitável que as empresas realizem decisões mais inteligentes baseada em dados.

3. Marketing Tecnológico

Pequenas empresas têm finalmente acesso a poderosa tecnologia de marketing. Durante muito tempo, o marketing digital era um campo confuso que era difícil para as pequenas empresas navegarem. Agora, as empresas como a HubSpot, Heyo e North Social tornam simples às empresas de qualquer tamanho se introduzirem no mercado online.

HubSpot é uma plataforma de automação de marketing simplificada que começa por apenas $200/mês, em vez dos preços de quatro dígitos de Marketo ou Eloqua. Com foco em pequenas empresas e empresas em crescimento, HubSpot torna mais fácil controlar e gerenciar o ciclo de vida de um cliente.

Heyo é a nova iteração da popular ferramenta de marketing social Lujure. Heyo permite às empresas criar um aplicativo móvel, separator do Facebook, e site navegador com uma ferramenta. Ao permitir às pequenas empresas cobrir três bases com uma ferramenta, Heyo torna muito menos estressante às pequenas empresas penetrar o marketing online.

Finalmente, North Social torna mais simples às pequenas empresas criar abas específicas de marketing do Facebook numa base de subscrição. A partir de $0.99/dia, pode-se acessar aplicativos de marketing, como sorteios e promoções. E tem funcionado. No ano passado, Vocus adquiriu a North Social num negócio de valor de mais de $20 milhões.

O Futuro

As pequenas empresas têm agora mais acesso do que nunca à tecnologia que pode impulsionar rendimentos e reduzir custos. Desde pagamentos até analíticos e marketing, inovação tecnológica não é mais limitada a empresas e ao espaço do consumidor. Agora cabe às pequenas empresas adoptar esta tecnologia, ou ficar para trás.