This post is sponsored by VMware. Learn about VMware virtualization and cloud solutions for small & mid-size business visit info.vmware.com



This article is available in other languages:

Germany Como a virtualização pode tornar seu negócio mais flexívelFrance Como a virtualização pode tornar seu negócio mais flexívelChina Como a virtualização pode tornar seu negócio mais flexívelNetherlands Como a virtualização pode tornar seu negócio mais flexívelEngland Como a virtualização pode tornar seu negócio mais flexívelPortugal Como a virtualização pode tornar seu negócio mais flexível

Mesmo que a sua empresa seja de pequeno ou médio porte, a virtualização pode ajuda-lo mais do que você pode imaginar. Ela lhe confere o potencial para crescer, mesmo que você não esteja preparado para isto em um futuro próximo. Afastando do seu negócio a idéia de que ter apenas um ou dois servidores Windows com o sistema operacional no bare metal, você estará adquirindo uma flexibilidade que provavelmente nunca levou em consideração.

A maior vantagem que você irá adquirir – aquela que vai deixar os executivos entusiasmados – é a portabilidade. Você pode mover o seu VM para onde quiser, sem ter que se preocupar com complexos processos de imagem para mover o seu servidor de um host para outro.

Você comprou hardware novo? Ótimo! Basta exportar seu servidor para algum lugar, iniciar o novo host e fazer a importação! Você quer testar alguma coisa no seu ambiente local mas está com medo de estragar tudo? Não se preocupe! Basta baixa-lo no seu computador local e mandar bala.

Não apenas isto, mas no futuro será fácil também. É bastante simples constatarmos que a nuvem é a próxima grande revolução, e há indicações de que a portabilidade da máquina virtual é o ápice do seu sucesso. Em breve, você será capaz de apenas pressionar um botão e sua máquina será hospedada na Amazon ou Azure durante os momentos de sobrecarga. Quando voltar ao normal, você pode apertar o botão novamente e traze-lo de volta. Ainda não é uma realidade, mas será em breve.

O mundo virtual também tem grandes benefícios para os backups. Com os mais recentes produtos de backup é inteiramente possível não apenas fazer cópias de segurança de arquivos do seu ambiente, mas do ambiente inteiro. Deste modo, você não terá que reconstruir o servidor do zero, e depois restaurar os dados manualmente. Tudo permanece lá. Tudo o que você terá que fazer é re-importa-lo e você está pronto.

A melhor parte disso? Se a sua empresa é de pequeno porte, e você não precisa de mais do que um ou dois servidores no seu ambiente, VMware tem uma oferta gratuita (ESXi) disponível para todos e a Microsoft também inclui o Hyper-V na sua mais recente versão do Windows.

Conforme seu ambiente crescer, você poderá adiar investimentos através da construção de máquinas virtuais em seus recursos não utilizados, ao invés de ter um Quad-core guardado no armário sendo desperdiçado servindo a infra-estrutura daquele diretório ativo. Se você crescer o bastante para ter um punhado de hosts virtuais, você pode utilizar recursos ainda mais avançados que lhe darão resistência, como a migração automática de máquinas virtuais quando um servidor está com problemas.

Não há desculpas para não colocar seus ambientes em dia com esses produtos, o que também vai lhe economizar de uma série de problemas. Como é gratuito, não há mesmo razões para resistir. Você vai se surpreender de verdade com toda a facilidade.